28.1.13

Meu bolo de cacau

Em 2011, ainda morando em Campinas, não saímos para comemorar o aniversário do marido, pois ele ainda tinha que terminar a bendita tese. Aí, perguntei se ele queria um bolinho, adivinha a resposta??? Óbvio que sim. De qual sabor?? Chocolate...

Bom, fui atrás de receitas gostosas e encontrei essa, que com o passar do tempo foi sendo adaptada por mim e vou colocar aqui a original e a adaptação (a nosso ver, um pouquinho mais saudável) quem sabe alguém também se anima a fazer.

Primeiro a foto, sei que não esta linda de viver, mas o bolo estava tããão bom! Levei até para a prof. de yoga e minha companheira de aulas, adoraram!!

 Cobertura de marshmallow: a pessoa tem zero experiência em decoração de bolos e menos 1 em fazer as coberturas, rsrsrs, mas garanto que estava delicioso (pra quem curte, claro). Ah, 4 velinhas, porque marido era mais novinho, abstraímos os 30, hehehehe

 Os recheios: creme belga com morango e outro de beijinho. Notem mais uma vez minha prática com montagem de bolos, alguns ganharam muitos morangos, outros "ah, tinha morango, é?"rsrsrs

Bom voltando às receitas:

Bolo de cacau (acho que peguei no falecido orkut)
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cacau em pó  (se quiser usar o chocolate tipo do padre pode ser, ficará menos escuro e mais doce)
3 xícaras de farinha de trigo
200 ml (= 1xícara) de água FERVENTE
100 ml (= 1/4 de xícara) de óleo
1 col de sopa de fermento

Bata as claras em neve firme; sem parar de bater coloque as gemas e o açúcar. Acrescente o óleo e a água fervente, misture bem.
Em outra vasilha, acrescente os secos e junte essa mistura da batedeira misturando bem.
Leve ao forno em forma untada até assar completamente (use o palitinho para testar o ponto).

Observações: Eu usei uma forma média, parti ao meio, depois, com uma linha parti em duas camadas, para rechear. Ou seja, fiquei com 4 partes. Uma foi devidamente devorada. As outras três estão ai em cima, rsrsrs. Percebi que o melhor é fazer o bolo um dia antes, ai no dia seguinte corta, recheia etc.


Agora a receita que faço atualmente, quando faço, já que estamos tentando cortar de vez os grãos e açúcares. Outra hora posto receita sem estes!

Bolo de cacau - adaptado
Algumas observações: essa segunda receita é menor, e fica menos doce que a anterior, caso queira mais doce, aumente 1/2 xícara de açúcar. Ele é muito bem acompanhado simples, só com cafezinho, ou leite com canela.

3 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de cacau em pó
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de quinoa
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de óleo
1 col de sopa de fermento.

O modo de preparo é o mesmo do bolo acima.

Obs.: Esse, como é menor, faço na forma redonda com buraco central, ele cresce e fica bem bonito.
Caso não tenha a farinha de quinoa, pode ser com a de trigo também. Como eu disse estamos tentando parar de usar trigo, mas ainda não testei todas receitas.

Quem fizer me conta!!




Um comentário:

Vera Moraes disse...

Legal Simone! A adaptação tb parece muito gostosa! A decoração.......deixa pra lá....rsrsrsr Bjaum!!!!